Os resultados permitem ao Município avançar no alcance de um
dos objetivos do Selo UNICEF
Não é por mero acaso que toda a rede municipal de educação
de Brejinho esteja de parabéns. Em dados recentemente divulgados pelo Sistema
de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE), ficou claro que o esforço
empreendido aqui com a oferta de simulados, reforços e diálogos com os pais
realmente está surtindo efeito. Tanto na área de Língua Portuguesa quanto na
área de Matemática, os alunos do 5° e do 9° ano aumentaram os seus níveis de
proficiência (segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco –
SAEPE para o ano de 2014); ou seja, demonstraram estar aprendendo mais e
melhor. O desafio, agora, é melhorar os índices referentes ao 3° ano (antiga 2ª
série).
Dentre os resultados obtidos, os maiores destaques ficaram
por conta do 5° e do 9° anos (antigas 4ª e 8ª séries). Tanto o Município quanto
a Escola Municipal São Sebastião (EMSS) estão acima da média do Estado de
Pernambuco. Quase 100% dos alunos do Município participaram do teste. O avanço na proficiência dos alunos para as
áreas de Língua Portuguesa e Matemática foi considerável, principalmente se os
dados atuais forem comparados com aqueles obtidos em 2012. Um dos resultados mais expressivos foi obtido
pelos alunos do 5° ano, na área de Matemática. Enquanto em 2012, 43,3% dos
alunos mostravam domínio “desejável” (considerado o melhor nível), em 2014 esta
taxa saltou para 58,4%. Na EMSS, ela saltou de 47,6% para 63,8%,
considerando-se o mesmo período de tempo. A direção da escola atribui o sucesso
à adoção de uma fórmula que mistura cobrança e reconhecimento.
No entanto, a situação do 3° ano (antiga 2ª série), ainda
preocupa; principalmente quando o assunto é matemática. Em 2012, 23,3% dos
alunos do Município tinham proficiência adequada no assunto. Hoje, apenas 18,8%
demonstram ter este nível. Na EMSS, a diferença é mais acentuada ainda. Em 2012,
36,8% demonstravam ter essa proficiência, agora são apenas 16%. Abrahão Filho,
diretor adjunto da EMSS, falou que a Escola já está colocando em prática
medidas corretivas. “A Escola, em consonância com a Secretaria de Educação,
está oferecendo aulas de reforço para os alunos com baixo desempenho, e tem
realizado um acompanhamento sistemático desses alunos em cada turma, acionando
a família, planejando na busca de sanar as dificuldades de aprendizagem,
realizando simulados, entre outras atividades”, ele declarou.
No que se refere à campanha do Selo UNICEF 2013 – 2016, os
resultados são muito bem-vindos. Segundo Felizardo Alves, articulador da
campanha, os resultados demonstram que o Município começa a avançar na garantia
da viabilização de um dos objetivos que devem ser atingidos até 2016: “Todas as
crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica
de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem”.
Fonte: Felizardo Alves
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