Até sexta-feira, 31, centenas de congressistas trocarão
experiências sobre a prática docente
Centenas de docentes, estudantes, pesquisadores,
profissionais de áreas ligadas à Educação e demais interessados se reúnem no
14º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade (LBV), que
teve início nesta quarta-feira, 29, na capital paulista. O evento tem como
objetivo promover palestras e oficinas pedagógicas dentro do tema “Pesquisa —
Caminho para a aprendizagem significativa: uma visão além do intelecto”,
colaborando para a formação continuada dos participantes e visando à troca de
experiências entre eles.
A solenidade de abertura foi prestigiada por oficineiros,
palestrantes, convidados e autoridades do Brasil e do exterior, a exemplo do
dr. Alberto Padova, chefe da Seção de Organizações Não Governamentais (ONGs),
do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/Desa),
do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc). Ele está em visita oficial ao
Brasil para conferir de perto o trabalho realizado pela LBV em São Paulo/SP e
no Rio de Janeiro/RJ. Italiano radicado nos Estados Unidos, ele fez questão,
inclusive, de saudar os congressistas em português.
A supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do
Cidadão Ecumênico, da LBV, e doutoranda em Educação pela PUC-SP, Suelí
Periotto, em seu discurso, ressaltou a importância de desenvolver as
habilidades investigativas do estudante e de valorizar sua bagagem espiritual
durante os processos de pesquisa, visto que, assim, ele é preparado com
"uma excelência intelectual que possibilita seu acesso às universidades
mais concorridas, sendo motivado sempre a buscar a realização dos seus
sonhos".
Construindo o
conhecimento
Para dar início ao ciclo de palestras que ocorrem nos três
dias do evento, a professora Emília Cipriano, secretária-adjunta de Educação de
São Paulo, SP, dirigiu algumas palavras aos presentes. Doutora em Educação e
mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP), ela explicou que existe um movimento
bastante significativo na área educacional, que é a percepção de que informação
não é conhecimento, ou seja, ter um rol de informações não significa,
necessariamente, que a pessoa conheça. “O conhecimento se constrói quando você
tem interação com os objetos do conhecimento.”
Por isso, a dra. Emília ressaltou aos congressistas a
importância de saber unir as várias áreas do conhecimento científico para
encontrar meios que permitam ao educando receber as informações, mas também
interagir com elas, para que o conhecimento se concretize. "Professor é um
artesão. Ele precisar ir 'costurando'. Não é possível pesquisar sem fazer costuras
entre autores, entre diferentes visões de mundo. Isso amplia nossa visão",
apontou. O diálogo, a inclusão, a participação, a democracia e o respeito às
diferenças promovidos pelo professor são fatores imprescindíveis para a
efetividade das pesquisas, de acordo com a palestrante.
A palestra da dra. Emília ainda incentivou os educadores à
pesquisa multidisciplinar, levando em consideração inclusive a vida do aluno,
respeitando as experiências que ele mantém fora da escola. De acordo com ela,
essa estratégia facilita que o pedagogo saiba dar significado às informações
que o aluno receberá na sala de aula, relacionando à realidade dele o
conhecimento que está adquirindo. "Aprendizagem significativa é quando eu
trabalho a teoria com o processo de reflexão permanente sobre a realidade que
estou vivendo. [...] Nós temos nas nossas mãos seres o tempo todo se
constituindo. [...] E podemos despertar esses seres para construírem um novo
mundo, com outras visões, com outras leituras", destacou.
Acompanhe a cobertura completa do evento acessando www.lbv.org/congresso-de-educacao/blog
e aproveite para compartilhá-las com os amigos no Facebook (www.facebook.com/lbvbrasil) com a
hashtag #EducaçãoLBV!
Fonte: Assessoria de
Comunicação
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