07/06/2023

ROLLEMBERG AFIRMA QUE MOMENTO É FAVORÁVEL PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO


Secretário de Economia Verde participou de debate sobre poluição plástica com representantes do PNUMA e dos ministérios do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia, e das Relações Exteriores

Osecretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, afirmou nesta terça-feira (6/6) que o momento é favorável no governo e no setor industrial para a adoção de medidas destinadas à redução das emissões de carbono e à ampliação das práticas de economia circular. O assunto foi discutido durante debate promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Realizado no auditório do MCTI, o debate teve como tema “O Brasil em busca de soluções para a poluição plástica”. O evento integra as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

“O ambiente é propício para que o governo e vários setores industriais possam discutir seus compromissos de redução de emissões, e a substituição do plástico de origem fóssil pelo plástico renovável, por si só, já leva a uma redução considerável das emissões”, disse Rollemberg.

Na opinião do secretário, existe nesses setores consciência da necessidade de adaptação dos processos produtivos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, também, para ampliar a circularidade da economia, inclusive dos plásticos. Nesse sentido, Rollemberg afirmou que o Brasil pode também dar um salto de qualidade na incorporação de catadores de material reciclável “de forma digna” ao processo produtivo. Destacou ainda que o presidente Lula é um “grande incentivador” do processo de valorização dessa categoria profissional.

Definem-se como “economia circular” os métodos produtivos que eliminam resíduos, reduzem desprdícios, e movimentam os materiais com foco na regeneração da natureza. Empregam técnicas que levem em conta as mudanças climáticas, a perda de diversidade, os recursos finitos e os índices de poluição.

O debate teve o objetivo de chamar a atenção para a urgência da eliminação da poluição plástica e para o comprometimento do governo, das empresas e da sociedade em desenvolver uma transição justa e equitativa para um mundo menos afetado por esse tipo de poluição. As discussões abordaram soluções em níveis global e local, focadas na economia circular, com reúso e reciclagem dos produtos.

Do primeiro painel, participaram a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin, a senadora Leila Barros (PDT-DF), a coordenadora residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks, e o representante do PNUMA, Gustau Máñez.

Na segunda parte do debate estavam Rollemberg e representantes do MMA, Adalberto Maluf, e do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Angélica Ikeda. A repórter especial do Valor Econômico Daniela Chiaretti fez a moderação das discussões.

Foto: Renato Vilas/MDIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagens mais visitadas

COLABORADORES

Clique no link abaixo.