Parceria entre o Governo Federal e a Companhia das Docas do Estado da Bahia possibilitou a implementação de um sistema de calado dinâmico para otimizar o uso dos canais de acesso
Porto de Salvador - Foto: Codeba |
A atracação de embarcações dessa
classe é resultado do trabalho conjunto do Governo Federal, por meio do
Ministério dos Portos e Aeroportos, e da Companhia das Docas do Estado da Bahia
(Codeba), na implementação de infraestrutura e novas tecnologias para as
operações dos portos sob sua administração. A chegada dos navios maiores
possibilitará um crescimento exponencial na movimentação de cargas no Porto de
Salvador.
Silvio Costa Filho destaca que o
aprofundamento do canal de rios é importante para viabilizar a navegação de
embarcações maiores, o que ajuda no desenvolvimento econômico e turístico. “Ao
aumentar a profundidade dos canais, torna-se possível o tráfego de navios de
maior porte, facilitando o transporte de mercadorias e impulsionando o
comércio”.
O sistema
Essa operação pioneira tornou-se
possível graças à utilização pela Codeba de um sistema de calado dinâmico -
ferramenta que permite o cruzamento de dados sobre as características das
embarcações, ventos, correntes, ondas e marés para otimização da utilização dos
canais de acesso em situações de restrição de quilha - o sistema ReDRAFT.
Autorizado pela Autoridade
Marítima, representada pela Capitania dos Portos da Bahia, e referendado pela
Autoridade Portuária, o sistema terá sua operação, manutenção e atualização em
caráter experimental pela Codeba por 180 dias.
"Aliado às excelentes condições de navegabilidade que temos na Baía de Todos os Santos, estamos dando um salto qualitativo em tecnologia, permitindo que esses grandes navios de carga aportem em Salvador, visando assim a criação e consolidação de uma rota transoceânica com destino à capital baiana", declarou Antonio Gobbo, presidente da Codeba.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social- Ministério de Portos e Aeroportos
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