09/07/2014

RIACHO DAS ALMAS: PROGRAMA CONEXÃO CIDADÃ LEVA TELEFONIA MÓVEL E INTERNET 3G À VILA TRAPIÁ

Serviço começou a funcionar na última semana, e deve ser estendido às Vilas Couro D’Antas e Viturino

A comunidade rural Vila Trapiá, em Riacho das Almas, está comemorando um passo importante na inclusão digital e fortalecimento da comunicação com a chegada da telefonia móvel e internet 3G. Por meio do programa Conexão Cidadã, do Governo do Estado, foi instalada uma antena que trouxe o serviço à comunidade.

Ao todo, o programa beneficiará 125 distritos e povoados pernambucanos com mais de mil habitantes que ainda não possuíam sinal de operadoras de celular e internet 3G. O investimento do Governo de Pernambuco no projeto é de R$ 36 milhões. Na Vila Trapiá, a antena da operadora Vivo começou a funcionar na última semana. No entanto, a conexão só é possível em aparelhos que já possuem a tecnologia 3G, como os smartphones.

“Até 2007, as operadoras de telefonia móvel só investiam em locais onde a quantidade de novos clientes trouxesse lucro para as operadoras. Mas depois de um projeto aprovado na Assembleia Legislativa e regulamentado pela Anatel, a telefonia móvel pôde se popularizar e chegar às comunidades rurais. A contrapartida é a isenção de impostos para que as operadoras tenham a compensação dos investimentos feitos nessas comunidades e, é claro, a obtenção de novos clientes nas comunidades”, explicou o Prefeito Mário Mota.

O sinal, ainda que instalado na Vila, beneficiará uma série de pequenos vilarejos e sítios na região próxima ao local onde o equipamento foi instalado. É o caso do Sítio Ramada de Trapiá, distante aproximadamente cinco quilômetros da Vila e onde o sinal está sendo captado perfeitamente. “No Sítio Ramada os celulares estão funcionando muito bem. A comunidade está muito feliz e usando seus smartphones o tempo todo”, brincou a vereadora da comunidade Cida.

As duas outras comunidades do município que serão contempladas pelo Conexão Cidadã serão as Vilas do Viturino e Couro D’Antas. A Prefeitura de Riacho das Almas está aguardando junto à operadora o inicio da instalação das antenas nestas duas comunidades.


Fonte: Prefeitura de Riacho das Almas - Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também