terça-feira, 1 de julho de 2014

SETENTA MIL ALEVINOS SÃO SOLTOS NA BARRAGEM DE BROTAS

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Aldo Santos, deu início nesta segunda-feira ao processo de peixamento da Barragem de Brotas, localizada em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. 70 mil alevinos foram soltos na barragem para ajudar no equilíbrio ambiental da região e, no futuro, servir de alimento para a população local. Até o dia 10 de julho, outros 130 mil alevinos serão soltos gradativamente na barragem.

Os animais foram trazidos da base de piscicultura da Estação Experimental do IPA em Serra Talhada. O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, vereadores e representantes dos pescadores locais comemoraram a iniciativa. “Após um período muito duro de estiagem, Brotas está recebendo de volta a vida que sempre teve”, destacou o pescador Mário Martins. Nos últimos três anos, a região sofreu com o regime irregular de chuva que provocou o colapso da barragem. Hoje, Brotas está com pouco mais metade da sua capacidade de armazenamento, acumulando um volume de água de aproximadamente 14 milhões de m³.

De acordo com o secretário Aldo Santos, a ação de peixamento será ampliada no Pajeú. “Além de Brotas, estamos garantindo o fornecimento de alevinos para outros pequenos açudes e reservatórios de Afogados e outros municípios, fortalecendo a piscicultura no Sertão do estado”, salientou. Em seis meses, os animais já estarão no tamanho e idade ideais para consumo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário