26/03/2024

NO EXPRESSO CIDADÃO DE PETROLINA, GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA ESPAÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E NOVO POSTO PARA EMISSÃO DE PASSAPORTES


Iniciando importante agenda de entregas em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra participou nesta terça-feira (26) da inauguração de um novo posto para emissão de passaportes que funcionará em sistema de parceria entre o Governo de Pernambuco e a Polícia Federal no Expresso Cidadão do município. Em seguida, no mesmo local, a gestora entregou um espaço de atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodivergentes. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Administração do Estado (SAD), é a primeira deste tipo no interior do Estado e promove o acesso à cidadania e mais acolhimento ao público infantil com TEA.

“Estamos inaugurando este espaço de atendimento especializado para pessoas que têm TEA e outras neurodiversidades. Foi formulada uma cartilha para que os cidadãos possam se familiarizar com o atendimento e também estamos oferecendo um ambiente mais acolhedor e com menos estímulos. Uma iniciativa que oferece mais dignidade e cidadania aos pernambucanos", destacou a governadora Raquel Lyra logo após a agenda que contou com a presença do prefeito de Petrolina, Simão Durando, outros prefeitos da região, secretários e lideranças de diversas cidades sertanejas.

Aqueles que precisarem do atendimento receberão um crachá com cordão que traz a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso Cidadão a identificar e prestar o suporte necessário, além de abafadores de ruído, para minimizar a sensibilidade auditiva. A sala foi equipada com brinquedos e livros, e decorada com o objetivo de minimizar estímulos visuais externos e oferecer um ambiente mais acolhedor.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deverá realizar o agendamento no portal www.pecidadao.pe.gov.br. No dia do procedimento agendado, basta chegar no horário marcado e sinalizar na recepção que deseja atendimento na sala especializada. Não é necessário apresentar laudo. Depois, basta se dirigir à espera para aguardar o serviço.

A primeira unidade a receber um espaço desse tipo foi o Expresso Cidadão do Pina, no Recife, inaugurado em janeiro de 2024. O Expresso Cidadão ainda elaborou a Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado.

EMISSÃO DE PASSAPORTES

Resultado de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Polícia Federal, hoje ainda foi inaugurado um posto para emissão de passaportes que também funcionará no Expresso Cidadão de Petrolina. O espaço, localizado no River Shopping, no centro do município, tem capacidade para 30 agendamentos diários, o que representa 650 passaportes confeccionados mensalmente. Além desse serviço, o Expresso Cidadão Petrolina atualmente realiza uma média de 12 mil atendimentos mensais e conta com oito parceiros, entre eles: Detran, Compesa, Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e Bombeiros.

"Estamos, com a Polícia Federal, inaugurando hoje o posto para emissão de passaporte no município de Petrolina. Isso representa mais comodidade para a população que vive no Sertão de Pernambuco, que não precisa mais se deslocar para outros munícipios ou para a capital para fazer a solicitação do seu documento. Além disso, o Expresso Cidadão também oferece outros serviços, como a emissão de carteira de identidade, o que garante cidadania para todos os que moram nesta região", ressaltou Raquel Lyra.

O superintendente regional da Polícia Federal, Antônio de Pádua, registrou a importância do novo espaço em Petrolina. “Esta é uma data de muita comemoração, pois justamente no ano em que a Polícia Federal completa 80 anos, pela primeira vez na história, estamos em Petrolina fazendo a entrega do posto de passaporte", disse.

Também estiveram presentes na agenda os prefeitos Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Galego de Nanai (Cabrobó), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), a vereadora Lucinha Mota, os ex-deputados Dulcicleide e Odacy Amorim, os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Guilherme Coelho (assessor especial da governadora), o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira; além de vereadores da região.

Fotos e fonte: Hesíodo Góes/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também