Depois de anunciar aporte de R$ 500 milhões para serviços nos rios Amazonas e Solimões, Governo Federal assina Ordem de Serviço para manutenção do rio Madeira
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Governo Federal investe em serviços essenciais para navegabilidade nos rios Madeira, Amazonas e Solimões - Foto: Divulgação |
Os serviços se iniciam em breve e
serão executados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(Dnit). Para minimizar os impactos das estiagens futuras e promover o
desenvolvimento econômico e social da região amazônica, desde 2022, a autarquia
criou um cronograma de dragagens e monitoramento regular. Para o secretário
Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, a assinatura das Ordens de
Serviço vai permitir que a navegação fluvial aconteça durante o ano todo.
Segundo ele, hoje uma parte
significativa do transporte da nossa produção agrícola é feita pelo chamado
Arco Norte, que abrange os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato
Grosso e Tocantins. “É fundamental que a gente faça a manutenção do rio
Madeira, o Tapajós e o Amazonas. Por isso a importância da realização da
dragagem, para que as embarcações possam, a partir de uma profundidade de rio
adequada, navegar com segurança”, explicou.
Transporte sustentável
O secretário Dino também destacou
que a logística de transporte pelas hidrovias brasileira contribui na redução
de custos econômicos e socioambientais. "O aumento das nossas hidrovias
contribui para a sustentabilidade da logística do país. Ao fazer o transporte
por nossas barcaças, a gente economiza muito na emissão de poluente, na redução
de acidentes do modal rodoviário. A melhoria do transporte hidroviário
contribui diretamente para a melhoria da sustentabilidade da logística
nacional".
Investimento federal
As ordens de serviços assinadas
agora se somam ao lançamento de editais das dragagens do rio Amazonas e
Solimões. Na última semana, foram quatro editais anunciados que vão contribuir
tanto na navegação de cabotagem, navegação de contêineres, chegando na Zona
franca de Manaus, a navegação de combustíveis quanto no transporte de
passageiros. “É uma junção de várias ações de dragagens para permitir uma
navegação mais segura na região Norte do país”, ressaltou o secretário.
As Ordens de Serviço, assinada
pelo ministro Silvio Costa Filho (MPor) e pelo diretor do Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Erick Moura na última semana, garantem
o início imediato dos trabalhos, que serão realizados nos trechos entre
Manaus-Itacoatiara; Coari-Codajás; Benjamin Constant-Tabatinga; Benjamin
Constant-São Paulo de Olivença. No total, serão investidos mais de R$ 500
milhões, que serão executados ao longo de 5 anos, para mitigar os efeitos das
estiagens que atingem a região.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social - Ministério de Portos e Aeroportos
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