20/03/2015

BC DIVULGA RELATÓRIO DE ESTABILIDADE FINANCEIRA

Documento é uma publicação semestral destinada a apresentar os principais resultados das análises sobre o Sistema Financeiro Nacional

O Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao segundo semestre de 2014 foi divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Banco Central (BC).

O REF é uma publicação semestral destinada a apresentar, com foco nos potenciais riscos sistêmicos, os principais resultados das análises sobre o Sistema Financeiro Nacional, especialmente com respeito à sua dinâmica recente, às perspectivas e ao grau de resiliência a eventuais choques na economia brasileira ou no próprio sistema.

De acordo com o relatório, o sistema bancário brasileiro continuou apresentando baixo risco de liquidez e elevada solvência. Essa percepção tem como incremento os ativos líquidos detidos pelas instituições financeiras, pelos resultados dos testes de estresse e pelas simulações de adoção dos requerimentos de Basiléia III, prevista para conclusão em 2019.

Além disso, no mercado de crédito, a manutenção das principais tendências observadas no primeiro semestre: crescimento do estoque em ritmo menor, elevação das taxas de juros e estabilidade do nível de inadimplência e do índice de cobertura.

Também foi ressaltado no relatório o efeito positivo na rentabilidade da carteira de crédito, que, em conjunto com ampliação dos ganhos com participações societárias, favoreceu o incremento no retorno sobre o patrimônio líquido.

O Sistema de Pagamentos Brasileiro funcionou de forma eficiente e segura no segundo semestre de 2014. Nos sistemas de transferência de fundos, a liquidez intradia agregada disponível continuou acima das necessidades das instituições financeiras participantes, o que garantiu que as liquidações ocorressem com tranquilidade, sobretudo no que diz respeito ao Sistema de Transferência de Reservas, o sistema de transferência de grandes valores do BC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também