28/02/2012

BREJINHO: PROJETO RIO PAJEÚ ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO


VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI                  
A Equipe de coordenação da Escola Municipal São Sebastião divulga para os interessados o projeto Geografia, Comunicação, Pluralidade e Interdisciplinaridade na Aprendizagem, de Autoria de José Humberto Lucas Filho, professor de íngua Portuguesa e Lucas Laureano da Silva, Professor de Geografia.

A seguir pode-se verificar o projeto na íntegra e as fotos produzidas no decorrer de sua realização:

ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO
GEOGRAFIA, COMUNICAÇÃO, PLURALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA APRENDIZAGEM
PROF. JOSÉ HUMBERTO LUCAS            (LÍNGUA PORTUGUESA)
PROF. LUCAS LAUREANO DA SILVA     (GEOGRAFIA)
BREJINHO - PE
JUNHO 2006/2008
ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO
GEOGRAFIA, COMUNICAÇÃO, PLURALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA APRENDIZAGEM
PROF. JOSÉ HUMBERTO LUCAS (LÍNGUA PORTUGUESA)
PROF. LUCAS LAUREANO DA SILVA (GEOGRAFIA)
BREJINHO - PE
JUNHO 2006/2008

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Fornecer aos educandos a participação ativa na sua aprendizagem de modo claro, prático e prazeroso, trabalhando a interdisciplinaridade e a pluralidade de aspectos geográficos e lingüísticos praticados em nossa região.

Objetivos Específicos

Apresentar aos alunos a nascente do Rio Pajeú, situado no município de Brejinho-PE;

Conhecer as características geográficas e a vegetação do ambiente que se pretende estudar, preservando-as e promovendo a recuperação das áreas degradadas;

Estimular os estudantes o gosto pela pesquisa literária e de campo, visando a troca de conhecimentos lógicos que envolvam as disciplinas deste projeto;

Analisar escritos históricos (hieróglifos) encontrados em algumas cidades do Alto-Pajeú;

Verificar o processo de construção e formação da sociedade local e seus modos de comunicação;

Conscientizar as comunidades pela preservação do Rio por meio de estação de tratamento, objetivando assim a despoluição e o uso adequado de suas águas;


METODOLOGIA

Levantamentos, leituras e análises de referências bibliográficas;

Consultas a publicações e pesquisas de estudiosos regionais sobre a historiografia do Rio Pajeú;

Utilizar a representação como forma de interagir o homem com o seu espaço geográfico e sua necessidade de sobrevivência em conjunto;

Pesquisa de campo visando conhecer o local estudado e registrando seu percurso e sua utilização no desenvolvimento local;

Utilizar as situações extra-escolares com aplicação de questionários e entrevistas pessoais sobre os rios que existem em nossa região;

Visitas as cavernas existentes em Brejinho e em cidades vizinhas que contenham resquícios através de pinturas rupestres;

Círculos de leituras e debates sobre o assunto proposto procurando identificar grupos étnicos que nos antecederam;

Registrar em vídeo os trabalhos apresentados em classes e em campo para criação de um arquivo de projetos da Escola Municipal São Sebastião.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

Junho de 2006 até junho de 2008.

ATIVIDADES

Pesquisa de referência bibliográfica;
Criação de grupos de trabalho;
Elaboração do questionário;
Acompanhamento dos grupos em classe;
Acompanhamento dos grupos em campo;
Visitas ao local de estudo;
Elaboração de relatórios, entrevistas;
Apresentação do Projeto

Fonte: Site Prefeitura de Brejinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também