25/04/2013

EMOÇÃO MARCA INÍCIO DAS ATIVIDADES CULTURAIS NA CADEIA PÚBLICA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realiza, durante todo o dia de hoje, a Quinta Cultural na cadeia pública do município. A programação iniciou às 9 horas, com apresentação do músico Ney Gomes, que foi acompanhado no violão por Claudemir. “Eu já toquei pra bastante gente. Mas estar aqui foi um privilégio, muito especial, emocionante. Fazer alguma coisa através da sua arte, pelo bem de alguém, é algo que não tem preço,” declarou Ney Gomes.

Com seis celas, a cadeia abriga 28 detentos que aguardam julgamento. A apresentação aconteceu no pátio onde os presos tomam banho de sol. De suas celas, eles puderam acompanhar e aplaudir o show de Ney Gomes. Um dos detentos, identificado apenas como Alexandre, agradeceu a iniciativa. “É um momento para a gente refletir mais um pouco. Uma iniciativa muito boa, pra tirar a gente da rotina,” afirmou o detento, que produz artesanato, junto com outros presos. A ideia da Secretaria de Cultura e Esportes é, em breve, organizar uma exposição com o artesanato produzido na cadeia e assegurar um espaço para comercialização dos produtos.

“Essa é uma comunidade discriminada. Ações como essa ajudam trazendo alegria e contribui para que a sociedade nos veja e adira a esse trabalho (de ressocialização),” afirmou a coordenadora da pastoral carcerária, Maria das Neves, que ajudou a organizar o evento. A Pastoral Carcerária foi criada em Afogados da Ingazeira em 1997, por Dom Francisco Austregésilo de Mesquita, Bispo Diocesano a época.

Além da apresentação de Ney Gomes e da exposição da arte produzida pelos detentos, a programação da manhã contou com a apresentação, ao vivo do pátio da cadeia, do programa Manhã Total, transmitido pela Rádio Pajeú. No comando do debate, os jornalistas Nill Júnior e Juliana Lima.

CINEMA PARA OS PRESOS – a partir das 17 horas, os presos poderão curtir a apresentação de poetas e declamadores, como Diomedes Mariano, Alexandre Morais e Genildo Santana. Eles também vão assistir a um espetáculo do balé popular de Afogados da Ingazeira. No encerramento das atividades, eles poderão assistir a uma sessão de cinema comendo pipoca, que será fornecida gratuitamente. O filme a ser exibido será o Auto da Compadecida.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também