Na última quinta-feira (18) em Afogados da Ingazeira, das
09h00 às 15h00, ocorreu mais uma reunião do Consorcio de Integração dos
Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ). O evento realizado no Instituto Federal de
Pernambuco (IFPE), contou com presença dos prefeitos da região do Pajeú e do Moxotó para discutirem junto ao
Secretário de saúde do Estado de Pernambuco, Dr. Iran Costa, a situação do
sistema de saúde, no tocante as viremias que estão acometendo a população.
Edvan Pessoa (Deva), prefeito de Tuparetama e presidente do
CIMPAJEÚ, falou com exclusividade para o Âncora a respeito do evento e
ressaltou que o encontro “Abriu um canal de diálogo com o governo do estado.”
Segundo Deva, como é mais conhecido, o Governo do Estado de Pernambuco
disponibilizou cinco milhões para o
combate às viremias, sendo os recursos liberados nesta sexta-feira (19) e
afirmando com veemência “Tá todo mundo num barco só.”
Segundo o nosso entrevistado, o Consórcio Integração dos
Municípios do Pajeú, formados por 20 prefeitos – três faltaram ao encontro –
também foi o momento de discutir sobre a implementação do Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Quanto a isso ele nos falou que “O
CIMPAJEÚ reivindicou que o SAMU abranja toda a região do Pajeú e o Secretário,
Dr. Iram, respondeu colocando que o governo está de portas abertas para o
diálogo. A briga é que leva 12 meses para implantar o SAMU, sem investimento do
estado na manutenção, mas isso é inviável, pois uma base como a de Serra
Talhada levará 5 médicos, cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem,
vigilância e uma série de outros itens, gastando cerca de 300 mil reais por
mês, ninguém aguenta, nem mesmo a gente que vai ser apenas os básicos.”
Após a reunião o secretário permaneceu em Afogados da
Ingazeira para avaliar a situação do
Hospital Emília Campos. O centro que será instalado em Afogados, será para
atender os casos de microcefalia.
Com informações do blog Ancora do Sertão / FOTOS: Blog do
Finfa
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