Imagem Ilustrativa (Fonte: Google Imagens) |
Unidade do Instituto Federal de Educação vai adquirir R$
163,7 mil em produtos
Brasília - O Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês está investindo mais de R$ 163,7 mil na
obtenção de produtos da agricultura familiar. A Compra Institucional é possível
por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que determina que 30% do
que é consumido nas instituições públicas venha da agricultura familiar. As
propostas devem ser entregues por trabalhadores rurais e cooperativas na
unidade até o dia 28 de maio.
A coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de
Alimentos do Ministério da Cidadania, Hetel Santos, diz que o edital é
importante por aproximar o instituto dos produtores, fortalecendo o papel da
extensão acadêmica junto à comunidade ao adquirir produtos locais. “A demanda é
por produtos como farinha de mandioca e de tapioca, feijão fradinho, castanha
de caju, amendoim e outros produtos típicos da região. ”
Uma das instituições que podem ser beneficiadas é a
Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Vale do Jiquiriçá
(Cooama). O diretor Cosme Santana destaca que o programa aumenta a renda dos
produtores e incentiva o comércio. “Ele traz benefícios não só na compra e
venda, mas até na organização da cadeia produtiva e na qualidade dos produtos”,
relata.
Saiba mais
Cada agricultor pode vender até o limite de R$ 20 mil, por
ano, para cada órgão comprador. Já para as cooperativas ou associações, o teto
é de R$ 6 milhões por ano. O PAA Compra Institucional permite que a
administração pública federal, estadual e municipal possa obter, com recursos
próprios, produtos da agricultura familiar com dispensa de licitação. Os
editais para compras institucionais estão disponíveis no site
www.comprasagriculturafamiliar.gov.br.
*Por Diego Queijo
Fonte: mds.gov.br
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