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O primeiro quadrimestre de 2024
será lembrado como o mais produtivo da história em termos de abertura de
mercados internacionais para o agronegócio brasileiro. Entre janeiro e abril,
31 novas oportunidades para vendas externas de produtos agropecuários brasileiros
foram estabelecidas em 19 países diferentes.
Março liderou o período com dez
novas aberturas em sete países, seguido por janeiro, que registrou nove
mercados em cinco países. Fevereiro e abril completam a lista, com aberturas em
sete e cinco mercados, distribuídos por seis e três países, respectivamente. Em
comparação com os números do quadrimestre da série histórica, apenas em 2021 se
aproximou do alcançado neste ano, quando foram contabilizadas 27 expansões
comerciais em 15 países.
Desde o início do terceiro
mandato do presidente Lula, em 2023, e sob a gestão do ministro Carlos Fávaro à
frente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), já foram abertos 109
novos mercados para exportação em 50 países. Todos os continentes foram
contemplados.
“A retomada da credibilidade do
Brasil junto a diversos parceiros comerciais, aliada ao trabalho sério da nossa
equipe técnica, tem possibilitado cada vez mais oportunidades de negócios para
os produtores brasileiros dos mais diversos segmentos. Este não é um resultado
apenas do agronegócio, é um resultado que gera mais empregos para toda a
população quando um novo mercado se abre”, explicou o ministro Fávaro.
O histórico das novas aberturas
de mercado inclui não somente a exportação de produtos já consolidados, como
carnes e soja, mas também uma variedade de outros itens agropecuários. Entre
eles estão pescados, sementes, gelatina e colágeno, ovos, produtos derivados de
reciclagem animal, açaí em pó, café verde, além de embriões e sêmen.
“Com a retomada das boas relações
diplomáticas do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos
ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Mauro Vieira (Relações
Exteriores), temos ampliado a presença dos produtos do agro brasileiro no
mercado mundial. Essas expansões trazem mais oportunidades aos nossos
produtores, geram mais emprego e renda no interior do país e comprova a
eficácia do nosso sistema sanitário”, afirmou Roberto Perosa, secretário de
Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
As concessões sanitárias obtidas
de cada país são resultado direto da parceria entre o Ministério da Agricultura
e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O esforço
conjunto envolve a elaboração de informações técnicas e a condução de negociações
internacionais que resultam em acordo de requisitos sanitários e
fitossanitários, permitindo a comercialização dos produtos agrícolas e o
fortalecimento das parcerias.
>> Acesse aqui a relação
completa de mercados abertos em 2024.
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